IDEIAS FORTES DO MUNDIAL DE ÁFRICA E DA PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA

com base nas análises estatísticas e históricas da FOOTBALL IDEAS

domingo, 27 de junho de 2010

O RESPEITINHO É MUITO BONITO...

Ponto prévio: como a esmagadora maioria dos portugueses acho que como treinador José Mourinho dá 10 a zero a Carlos Queiroz. Sou um dos muitos que pensa que Queiroz ainda não mostrou nada como treinador principal e que dificilmente alguma vez o vai fazer. Falta-lhe liderança, carisma, empatia com os jogadores, aquele golpe de asa que caracteriza os grandes treinadores.

Dito isto, também é verdade que neste momento o desporto nacional é o tiro ao prof., com as críticas completamente assassinas a surgirem de todos os quadrantes e personalidades, mesmo aquelas para quem uma bola de futebol é um objecto perfeitamente desconhecido, provavelmente uma recordação longínqua e nem por isso muito querida da infãncia.

De tal forma, que a postura cautelosa, calculista, "resultadista", que Queiroz assumiu neste Mundial (quiçá demasiado marcado pela incrível derrota caseira com a Dinamarca na fase de qualificação, claramente no melhor jogo de Portugal nos últimos anos, incluindo quase todo o consulado de Filipão) tem sido absolutamente massacrada por todos os comentadores de serviço, como se fosse um autêntico cancro que mata esta equipa. Ora, a verdade é que a maior parte das selecções também (não) joga assim, e que Scolari sempre adoptou igual postura.

Mais impressionante ainda é percebermos que se fosse Mourinho a jogar desta forma toda a gente diria que ele era um génio. Aliás, foi assim que Mourinho foi campeão da Europa e foi nacionalmente aclamado. Mas como é Queiroz, é uma vergonha e uma verdadeira estupidez.

O prof. tem deixado muito a desejar como seleccionador. Isso é uma evidência. Mas para já vai levando o barco em frente, ou seja vai conseguindo manter a equipa em prova, ainda não perdeu e nem sequer sofreu um golo. Muito me ria se a postura conservadorissima de Queiroz desse resultados. Íamos ver muit gente virar o bico ao prego, vos garanto... Como de costume e como já fizeram aliás com Mourinho...

Sem comentários:

Enviar um comentário