IDEIAS FORTES DO MUNDIAL DE ÁFRICA E DA PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA

com base nas análises estatísticas e históricas da FOOTBALL IDEAS

segunda-feira, 14 de junho de 2010

QUE PORTUGAL NA ESTREIA?

Faltam menos de 24 horas para o Portugal-Costa do Marfim, o importante jogo de estreia da Selecção Nacional no Mundial-2010. Que onze poderemos esperar da parte de Carlos Queiroz?


Vários indicadores fazem acreditar que Portugal deve alinhar com Eduardo; Ferreira, Carvalho, Alves e Coentrão; Pepe; Meireles e Deco; Danny, Liedson e Ronaldo.



Feitas as contas, apenas três alterações relativamente à equipa que entrou em campo para a primeira mão do play off com a Bósnia que colocou Portugal nesta fase final. Ou seja, Carlos Queiroz mantém as suas ideias, o seu modelo de jogo e até o sistema táctico, quase oito meses depois. Até porque uma das alterações prende-se com a impossibilidade de Ronaldo jogar em Novembro passado (jogou Nani). 


As outras mudanças mostram também um Queiroz com coragem para ser senvível aos momentos de forma dos seus púpilos: Danny no lugar de Simão e Coentrão no de Duda.
Além do mais, Danny garante outra consistência colectiva já que permite à equipa oscilar entre o 4x3x3 no ataque e o 4x4x2 a defender, enquanto Coentrão é mais alto e rápido do que Duda, aspecxtos fundamentais perante a Costa do Marfim.


A única dúvida que poderá perdurar no espírito do seleccionador passa pela posição de trinco, devido à natural falta de ritmo de Pepe. No entanto, acredito que Pepe será titular já que Queiroz gosta de actuar com um médio defensivo alto e rápido. Há mesmo quem diga que a teimosia de Queiroz em levar Pepe à África do Sul se deveu essencialmente a considerar a sua presença fundamental no jogo com os africanos, que o professor vê como decisivo na passagem à segunda fase.

Sem comentários:

Enviar um comentário