IDEIAS FORTES DO MUNDIAL DE ÁFRICA E DA PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA

com base nas análises estatísticas e históricas da FOOTBALL IDEAS

quinta-feira, 24 de junho de 2010

UM NOVO CRISTIANO RONALDO?



Foto: Getty Images

Na segunda parte do encontro com a Coreia do Norte, a selecção marcou seis golos, deve ter garantido o apuramento e, ainda mais importante, pode ter ganho um jogador decisivo. Cristiano Ronaldo.

Depois de uma primeira parte em que incorreu nos mesmos problemas do costume das suas actuações pela equipa nacional, com muitas perdas de bola, insistência nas jogadas individuais e alguma falta de atitude, o CR7 surgiu transfigurado no segundo tempo. E foi nesta fase aquilo que raramente o temos visto ser ao serviço da selecção: um jogador de equipa, tabelando, servindo os companheiros com excelentes passes de ruptura, realizando assistências. Os números do jogador do Real Madrid nesta partida em comparação com os de jogos anteriores não deixam dúvidas (ver quadro).

Confirmou-se nestes 45 minutos que Cristiano Ronaldo pode ser sempre um jogador de excelência se realmente quiser. Ou se não quiser resolver tudo sozinho, como se tivesse essa obrigação  moral quando joga com a camisola das quinas. Um peso que normalmente tolhe e limita as suas exibições por Portugal, e que é agravado por essa opção tão discutível de lhe entregar a braçadeira de capitão de equipa.

Nesta segunda parte do jogo com a Coreia do Norte, Cristiano Ronaldo provou que além de jogar e decidir, também sabe (e bem) pôr a equipa a jogar, integrando-se no colectivo e fazendo a diferença com passes e envolvimentos colectivos e não apenas com fintas e remates, por vezes forçados e insconsequentes.

Dada a falta que faz um Deco que não estivesse em fim de carreira, fora de forma e além de tudo (alegadamente) lesionado, mais crucial se torna ainda que CR7 se assuma também como um dos "playmakers" desta equipa, porque sem passes de ruptura, cruzamentos decisivos, tabelas rápidas, não há força ofensiva nem golos. Raúl Meireles e Tiago realizaram actuações excepcionais com a Coreia do Norte, substituindo muito bem Deco na construcção de jogo, mas com adversários mais fortes terão muitas dificuldades em cumprir um papel que não é o seu. 

Por isso mesmo, agora Portugal está mais dependente do que nunca do Cristiano Ronaldo que surgir nos próximos encontros. O do costume ou este novo CR7 altruísta, que até oferece o prémio de melhor em campo a quem o mereceu (Tiago). Que estes grandes 45 minutos do madeirense tenham sido o momento da mudança na sua forma de jogar na selecção nacional, ainda para mais coincidindo também com a obtenção do golo que tanto perseguia. Para bem da selecção de Portugal, mas também do próprio CR7 que ganha outra dimensão como futebolista quando, como Messi, põe o seu talento "extraterrestre" ao serviço de uma equipa.

QUADRO: dados recentes de Cristiano Ronaldo na Selecção
DADOS CRISTIANO RONALDO
2ª parte do Portugal-Coreia do Norte
Portugal-Costa do Marfim
Apuramento Mundial-2010 (média por jogo)
Assistências
1
0
0
Passes de ruptura
4
1
1.1
Cruzamentos
3
2
2.2
Perdas de bola
2
10
7.3

Fonte. FOOTBALL IDEAS

Sem comentários:

Enviar um comentário