IDEIAS FORTES DO MUNDIAL DE ÁFRICA E DA PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA

com base nas análises estatísticas e históricas da FOOTBALL IDEAS

quarta-feira, 30 de junho de 2010

QUEM DE TRÊS TIRA TRÊS...

Daqui a pouco vou olhar o jogo de ontem com a Espanha mais aprofundadamente. Mas para já não posso deixar de partilhar um pensamento que me ocorreu sobre a participação de Portugal no Mundial, ontem terminada.

Queiroz tem com certeza responsabilidades no afastamento da Selecção nos oitavos-de-final (que não sendo em si um resultado negativo não deixa de ficar àquem das expectativas de um terceiro classificado no ranking da FIFA). Falaremos disso daqui a pouco.

Mas também é verdade que se aqui sempre insistimos que a performance de Portugal - designadamente em termos ofensivos, de contrucção de jogo - dependia em grande parte do que conseguissem fazer três jogadores: Deco, Cristiano Ronaldo e Nani, não deixa de ser uma realidade que seria muito dificil ter feito melhor.

Nani nem chegou a jogar. O seu afastamento (supostamente por lesão) parece uma história mal contada mas os efeitos práticos de todo o processo foram apenas um: não houve Nani e o seu poder desequilibrador a ajudar Portugal.

Não houve também Deco, que além de parecer neste momento em final de carreira, pouco ambicioso, surgiu completamente fora de forma  e eventualmente lesionado.

E, finalmente, ainda mais grave, não houve CR7, que apesar de ter jogado todos os minutos dos jogos da selecção, foi vítima da sua falta de humildade, autocentramento e inadaptação à forma de jogar de Portugal.

Claro que um treinador é acima de tudo um gestor de recursos humanos e estes três recursos em especial foram mal geridos por Queiroz nuns casos, ou ingeríveis noutros.

Um facto é no entanto inegável, sem Deco, Nani e CR7, Portugal nunca poderia lutar pelo título mundial.

Nota: Leiam por favor o comentário do Rodrigo Martins a este post - é excelente. Ele acrescenta a estes nomes os de Pepe, Varela e Bosingwa. Com razão. É realmente muita gente, que poderia ter tornado tudo muito diferente e que nos dá esperança para um futuro mais risonho da SN.

2 comentários:

  1. Grande João,

    A esses todos juntaria Bosingwa, Pepe e Varela. Passo a explicar porquê:

    - Bosingwa é, para mim, depois de Maicon, Dani Alves, Lahm e Sérgio Ramos, o melhor lateral direito do Mundo. Ora, faz muita falta, quando temos que ainda para mais jogar com Miguel, Paulo Ferreira ou (!) Ricardo Costa;

    - Pepe: em forma é um dos jogadores mais rápidos do Mundo. Quer a central, quer a trinco. Esteve 6 meses parado. Muita falta fez este central do Real Madrid!

    - Varela: para mim ia ser ele a arma secreta de Portugal, tal e qual Elia é na Holanda. E, depois do 1º ou 2º jogo, cheira-me que ia roubar o lugar a Simão. Ou até jogar com Varela, Nani e CR7 na frente. Foi pena, sem dúvida, pois penso que quer Nani, quer Varela davam mais garantias que Simão (que já não voltará à sua forma de antigamente)...

    Assim sendo, tivemos 5 faltas graves: Bosingwa, Pepe, Deco, Nani e Varela.

    Impossível aguentar tantas lesões.
    Imaginem uma Espanha sem Sérgio Ramos, Piqué, Xavi, Villa e Navas. Imaginemos, apenas. Bem diferente, não?!
    Ou um Brasil sem Maicon, Lúcio, Elano, Robinho...

    Portugal já não é propriamente um peso-pesado... se nos tiram os melhores boxeurs...

    ResponderEliminar
  2. Excelente comentário, Rodrigo. Não posso estar mais de acordo!

    ResponderEliminar